Matriz curricular:

Estágio: A conclusão conforme disponibilidade do aluno
Dia/Horário: 02 vezes na semana ou só os sábado
Material Didático: Incluso
Laboratório: Incluso, a ser realizado em horário diferente das aulas teóricas.
Metodologia: Sistema Modular

Eixo Tecnologico: Ambiente, Saúde e Segurança
Objetivo:

• O Curso se destina a preparar profissionais para o desempenho das tarefas específicas na área de saúde, atendendo à crescente demanda do mercado de trabalho.
  • Despertar o interesse do educando para as profissões da área de saúde.
  • Capacitar o educando para que articule a suas atividades profissionais com as ações dos demais agentes da equipe, assim como os conhecimentos oriundos de várias disciplinas ou ciências, destacando o caráter multiprofissional da prática;
  • Proporcionar ao educando a informação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, qualificando-o para exercer conscientemente a profissão

Requisitos de Acesso:
  • Os requisitos de acesso a matrícula que diz respeito ao curso, são para os candidatos que possuem o ensino médio completo, e idade a partir de 18 anos.
  • Ou aqueles que já possuí o curso auxiliar em Radiologia e possuem o ensino médio completo.
  • O Acesso ao Ensino Profissional será obrigatoriamente aos egressos do Ensino Médio (pré - requisito).
  • O Estagio Supervisionado ocorrerá em hospitais/clinicas e unidades de saúde conveniadas tais como Secretaria Municipal de Saúde (Município de Duque de Caxias e com Rio de Janeiro já firmando),

Perfil profissional de conclusão:
    Ao Término do Curso, o Aluno já inserido no mercado de trabalho, estará capacitado a exercer suas atividades e será um indivíduo capaz de atuar no mercado de trabalho como profissional habilitado e apto a exercer nas suas várias aplicações:
  • Realizar trabalho em equipe correlacionando conhecimentos de várias disciplinas ou ciências, tendo em vista o caráter interdisciplinar da área.
  • Aplicar princípios e técnicas da Radiologia na realização do trabalho.
  • Assistir ao atendimento da necessidade do paciente quanto a solicitação do médico;
  • Interpretar e aplicar normas do exercício profissional, princípios éticos que regem a conduta do profissional de Radiologia.
  • Conhecer os aspectos legais e éticos da profissão
  • Interpretar e aplicar legislação referente aos direitos do usuário;;
  • Manter a conduta moral dentro dos princípios que norteiam a radiologia, quais sejam hierárquica, responsabilidade, assiduidade, pontualidade, guarda de sigilo profissional e respeito ao ser humano em geral e o paciente em particular;
  • Operar equipamentos próprios do campo de atuação,
  • Preparar o paciente e o ambiente para a realização de exames de radiologia convencional, tais como: mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear e ultrassonografia.
  • Realizar exames radiográficos convencionais.
  • Acompanhar a utilização de meios de contraste radiológicos, observando os princípios de biossegurança, avaliando reações adversas e agindo em situações de urgência, sob supervisão profissional pertinente.
  • Processar filmes radiológicos.
  • Executar técnicas radiológicas, radioterápicos, radiosotópicos e nuclear, mediante requisição ou pedido médico;
  • Trabalhar em equipes multidiciplinares;
  • Manipular equipamentos emissores de radiação íonizante;
  • Conhecer estruturas radiografadas;
  • Conhecer normas administrativas que objetivem a melhoria da qualidade do atendimento ao cliente;
  • Desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal;
  • Identificar funções e responsabilidades dos membros da equipe de trabalho;
  • Saber preparar os materiais e sala para realização de seu trabalho;
  • Detectar possíveis falhas nos equipamentos;
  • Operar equipamentos próprios do campo de atuação.
  • Coletar, organizar e registrar dados relativos ao campo de atuação.
  • Identificar e avaliar rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos.